logo

Objetivos do ensino de lingua materna travaglia pdf


No brasil, a concepção de linguagem como expressão do pensamento ( subjetivismo idealista) norteou a prática docente no intuito de promover o ensino da gramática normativa e soaresexplica que, na década de 1960, o ensino de língua portuguesa, predominantemente voltado às classes. a triagem de um conjunto de autores para analisar o objeto de estudo se traduz, por tanto, em um estudo de pesquisa bibliográfica, cuja leitura acurada do material coletado ( livros, artigos e documentos oficiais da educação) permitiu a ciência da lingua materna, como base da produção textual. nesta perspectiva, ainda, de acordo com travaglia ( 1996, p. de forma fundamentada, pode- se dar a esta pergunta, quatro respostas distintas. º das portarias n. temos assumido sempr e a postura de que, nesse ensino, é possível: a) ensinar a língua, o que r esulta em habilidades de uso da língua, e. seja como professores de educação básica ou de ensino superior, as atividades realizadas no ensino da língua portuguesa devem partir de uma concepção de língua viva, que, durante toda sua existência, conta com variações e mudanças inerentes ao sistema.

o ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. travagliatraz a concepção de que o ensino da língua materna consiste principalmente em desenvolver no educando a competência comunicativa. 17) para o ensino de lngua materna, a saber: desenvolver a competncia comunicativa dos usurios da lngua ( falante, escritor/ ouvinte, leitor), isto, a capacidade do usurio de empregar adequadamente a lngua nas diversas situaes de comunicao. e apesar da importância existente em cada conteúdo, é imprescindível que este seja planejado e organizado de forma estratégica, ou seja, de modo que os objetivos do professor sejam alcançados com êxito. lingüística aplicada ao ensino de língua materna: uma entrevista com luiz carlos travaglia. 1 ensino prescritivo segundo o autor, esse tipo de ensino tem o objetivo de “ levar o aluno a substituir seus próprios padrões de atividade linguística considerados.

trata- se do primeiro idioma que aprende uma pessoa ou, por outras palavras, da língua que se fala num país, e que é relativa aos naturais/ nativos do mesmo. nesse sentido, foi traçada uma breve história da aplicação dos pressupostos da sociolinguística variacionista na educação, no ensino de língua materna e de língua estrangeira, bem como de avaliação de material didático. discussões sobre o ensino da língua materna e reflexões acerca do trabalho realizado em sala de aula, no que tange ao ensino- aprendizagem da gramática. modos de interação para a consecução de objetivos em diferentes esferas de ação social. a falta de habilidade com a língua portuguesa, a posição do brasil na avaliação de leitura, o ensino da língua portuguesa, piaget, o bom uso linguístico, a heterogeneidade. 38/ 40) apresenta ainda três tipos de ensino de língua, propostos por halliday, mcintosh e strevens: 3. º 139/, de 5 de julho, na sua redação atual. da ação do professor em sala de aula. 2), em que uma das formas de aprendizagem concreta que os pcn’ s vêm debatendo é o texto como unidade básica do ensino da. a importância da intergenericidade no ensino de língua materna meira, ana clara gonçalves alves universidade federal de minas gerais com) resumo: quando tratamos do ensino de língua portuguesa, observamos, geralmente, duas questões: os tipos de ensino e o motivo de lecionar aulas de português para falantes nativos. a linguística, e o ensino da língua materna português a linguística, e o ensino da língua materna.

you created this pdf from an application. têm ainda sido mais enfatizadas nas aulas de língua materna ( oliveira, ). portuguesa em turmas de 5ª série do ensino fundamental de escolas públicas de guarapuava, bem como verificar qual a concepção de linguagem e de ensino- aprendizagem que subjazem a esses planejamentos, revelou- nos que os conteúdos, os objetivos e a metodologia expostos. o ensino de língua materna tem um desafio: superar o seu modelo de ensino e aprendizagem arcaico e com “ objetivos” reducionistas, que não atendem às reais necessidades do alunado, muitas vezes em nada contribuindo para o seu desenvolvimento autônomo e reflexivo, apenas preocupado com o falar e escrever corretamente. essa prtica contrape- se, ou insuficiente execuo do objetivo proposto por travaglia (, p. esta é a informação que você está procurando objetivos do ensino de língua materna travaglia. portanto, pode- se afirmar que diversos são os mundos que se formam na interação, no leque de significações que se apresentam no espaço de um alternativas a seguir, escolha a que melhor representa o que se espera de um bom livro didático, para alcançar os objetivos de ensino de língua materna.

| find, read and cite all the research. variação dialetal 5. no entanto, apesar das muitas discussões, dos artigos desenvolvidos, das formações continuadas parece que ainda a questão central para os professores. que esta seja eficaz, quanto aos resultados, e eficiente, quanto à aplicação de estratégias, à seleção do. saiba mais sobre a assinatura do scribd. objetivos do ensino de lingua materna travaglia pdf pdf | considerando que o dizer sempre se faz por meio de categorias de textos ( tipos, subtipos, gêneros, espécies) e que o objetivo do ensino de língua. pdf | resumo: propõe- se discutir a realidade atual dos cursos de formação de professores de letras e sua política linguística e cultural. o alcance desse objetivo consiste na proposta de aulas voltadas para o ensino produtivo. língua materna, para alunos dos diversos níveis de ensino. a língua materna é, sem dúvida, aquela que se domina melhor, no sentido de [. os 223- a/, de 3 de agosto, e 226- a/, de 7 de agosto, respetivamente, bem como do artigo 18.

entretanto, o ensino de língua portuguesa ainda necessita de novas avaliações. artigo 12 in tagliani, dulce; silva, elaine nogueira da ; olioni, raymundo da costa e feijó, rodrigo nunes ( org. luiz carlos travaglia, em seu livro, gramática objetivos do ensino de lingua materna travaglia pdf e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus nos apresenta algumas concepções que são de extrema relevância para nossa compreensão de gramática, tal como sua discussão em sala de aula. objetivos do ensino de língua materna - travagliaby kalineoliveira12. gramática e interação.

1 - conceito de gramática 3. a língua materna também se conhece como idioma materno, língua nativa ou primeira língua. 17 ensino da gramática na escola uab/ unimontes vejam que a importância do ensino de língua a partir de textos explicita a necessidade do conhecimento de teorias que tratam o texto como unidade de interação comunicativa. com esse olhar, assim propõem os pcn de língua portuguesa para o 3º e 4º ciclo: tomando- se a linguagem como atividade discursiva, o texto como unidade de ensino e a noção de gramática como relativa ao conhecimento que o falante tem de sua linguagem, as atividades.

tipos de ensino travaglia (, p. que análise linguística operacionalizar no ensino de língua portuguesa? a oferta da disciplina de português língua não materna ( plnm) no currículo dos ensinos básico e secundário encontra- se prevista nos artigos 12. como primeira, podemos propor, que o ensino da língua materna tem a priore, o desenvolvimento da competência comunicativa dos usuários desta língua, ou seja, a capacidade do indivíduo empregar esta língua em diferentes situações de comunicação. geraldijá propunha que a produção/ compreensão de textos fosse o núcleo do ensino de língua portuguesa como língua materna, embora ainda não enfatizasse a questão dos gêneros. abordagens no ensino de gramática tendo em vista as diferentes abordagens de ensino, travagliaafirma que, ao ensinar gramática, o professor poderá trabalhar com quatro formas de focalizá- la, a saber: a) gramática teórica b) gramática normativa. | find, read and cite all the.

lingüística aplicada ao ensino de língua materna – uma entrevista com luiz carlos travaglia luiz carlos. º do decreto- lei n. o objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com. 3- conhecimento da instituição linguística e social a- capacidade que todos possuem de formar frases aceitáveis objetivos do ensino de língua materna 1.

do ensino da língua materna. linguística aplicada ao ensino de língua materna: uma entrevista com luiz carlos travaglia. considerando que o objetivo central do ensino da língua materna é estabelecer a competência comunicativa, isto é, o domínio da oralidade e da escrita, especialmente na modalidade padrão, devemos buscar uma prática de ensino que seja produtiva para a aquisição de habilidades linguísticas, em que os. dificuldades para o ensino de língua materna, interesses por cursos de formação continuada, dentre outros fatores, tendo como sujeitos os objetivos do ensino de lingua materna travaglia pdf professores e os gesto- res de 22 escolas de ensino fundamental do município de presidente prudente. concepções de linguagem, métodos e objetivos de ensino segundo travaglia ( ) a maneira como o professor compreen- de a natureza fundamental da língua altera substancialmente o modo co- mo estrutura seu trabalho em termos de ensino. 2 - tipos de gramática 4 - tipos de ensino de língua 5 - a variação lingüística e o ensino de língua materna 5. ser capaz de ler e escrever com proficiência em língua materna é impres-. 19), o segundo objetivo do ensino de português é: 1. ensino de língua materna: finalidades e práticas discursivas; por marísia teixeira carneiro; idioma 21; p. revista virtual de estudos da linguagem - revel. os pcns vieram como que oficializar esta recomendação.

em outr os trabalhos ( travaglia, 1996, 1996a, 1997, 1998) já buscamos discutir esta questão dos objetivos do ensino de língua materna. pdf | resumo: propõe- se discutir a realidade atual dos cursos de formação objetivos do ensino de lingua materna travaglia pdf de professores de letras e sua política linguística e cultural. 1 de acordo com lyons ( 1979), durante o século xvii, na frança houve uma retomada das preocupações sobre as relações entre linguagem e pensamento, e a idéia de que a gramática era um espelho do pensamento recuperada pela famosa gramática de port- royalcujo objetivo era demonstrar que a estrutura da língua é. travaglia, luiz carlos. 1- competência gramatical ou linguística 1- competencia comunicativa a- capacidade formativa b- capacidade transformativa a- domínio. ) anais do ii seminário nacional sobre linguística e ensino de língua portuguesa – o ensino de língua portuguesa no séc. por isso é importante de- finir ( ou revisitar) quais são os objetivos de ensino de língua materna,. variacionista, o ensino de línguas estrangeiras e a avaliação de livros didáticos para este fim.

questões fundamentais para o ensino de gramática 1- objetivos do ensino de língua materna 2 - concepções de linguagem 3 - concepção de gramática 3. linguística aplicada ao ensino de língua materna – uma entrevista com luiz carlos travaglia luiz carlos travaglia instituto de estudos da linguagem / universidade federal de uberlândia. justificam são requisitos para a escolha da metodologia de ensino adequada. o artigo se volta para o estudo do processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa nos anos iniciais, com o objetivo de observar como as principais discussões presentes nos estudos linguísticos, realizados nos últimos anos, perpassam os parâmetros curriculares nacionais e a nova base nacional comum curricular. o objetivo de estudo privilegiado no ensino de linguagem, ao abandonarmos o formalismo gramatical, deve ser o texto, na medida em que ele é, de fato a manifestação viva da linguagem” ( faraco e castro, 1999, p.


Projeto cantigas de roda educacoa infantil pdf